top of page

Ipiranga

  • Foto do escritor: Mind Agência
    Mind Agência
  • 6 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de out. de 2022

Bem-vindo ao Mind Move! Neste post vamos falar do Bairro Ipiranga, sua história e curiosidades.



O museu do Ipiranga reabriu agora no dia 7 de setembro de 2022. Ele é um ótimo lugar para você começar seu passeio.


O principal fato histórico ocorrido no bairro do Ipiranga é a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822, por Dom Pedro I, às margens do Ribeirão Ipiranga.

Essa é a primeira coisa que falam quando comentam sobre o bairro do Ipiranga, é um dos fatos mais conhecidos referente a ele. Contudo, há mais sobre esse lugar, fatos poucos comentados, como por exemplo o dia do seu aniversário, que é comemorado dia 27 de setembro, vinte dias depois da tão famosa data 7 de setembro. O bairro tem seus 437 anos.


Podemos citar também sobre os primeiros registros que se têm da região do Ipiranga, que segundo alguns estudos, remontam em 1510, quando João Ramalho, um explorador português, habitava nas terras junto dos índios e teve muitos filhos com as índias da época.


E também, o significado da palavra Ipiranga, que já recebeu diversos significados. Contudo, não existe nada conclusivo sobre ele, nenhum estudo sobre a tradução exata, já que muitos dos habitantes dessas terras, ao longo da história, utilizaram inúmeras traduções e deram muitas intepretações para essa palavra.


Entre elas, prevalece "água vermelha" ou "água barrenta", interpretação dada pelos primeiros habitantes brancos, que provavelmente a receberam diretamente dos índios moradores do local, quase cinco séculos atrás.


Entre essas curiosidades e outras relíquias do Ipiranga, está o Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, e o Monumento à Independência do Brasil, inaugurados respectivamente em 1895 e 1922, Eles representam, juntamente com o Parque da Independência, o marco histórico da emancipação política do Brasil, e para bairro tradicional da cidade de São Paulo, isso é uma imensa honra.


E vocês sabiam que o bairro tem um próprio hino? A grandiosidade desse lugar é tamanha, que não podiam ficar sem um hino lembrando de que fizeram parte de um marco importante para o país.


O Hino do Ipiranga foi escolhido em 2004 pela Comissão dos Festejos do Bairro do Ipiranga e oficializado em 22 de novembro de 2004. A composição é de Mauro Dall'Acqua e música de José Roberto Palomino.


E deixaremos ele aqui para você também:


"Ipiranga, berço do Brasil Onde o sol da liberdade despontou Despertando a nação pra sua glória Da Colina um brado heroico ecoou. No caminho para o mar, tu és passagem Sob a sombra da figueira as despedidas És altar de um povo religioso Tens a força e o migrante tu abrigas. Oh, meu Ipiranga Meu coração bate por ti Nestes versos eternizo A grandeza deste bairro onde eu vivo. Teus museus contam nossa história Tuas obras são monumentais Dos destinos do país és a partida Patrimônio secular tu és memória. Chão amado, porta da cultura. Tuas ruas nos recordam grandes vultos Do passado ao presente és cantado Solo fértil, és tão belo, és pintura."


Você pode ler um pouco mais sobre a história desse bairro nos sites abaixo:


















Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page